Termos e Condições

Garantia


Os produtos Cachalote possuem garantia de 1 (um) ano para defeitos de fábrica relacionados à operação, funcionamento ou quaisquer defeitos no circuito. A garantia não cobre problemas com knobs, potenciômetros, switches, jacks quebrados, qualquer defeito derivado de abuso ou mau uso e pedais Cachalote que foram modificados ou alterados de qualquer forma, incluindo consertos feitos por terceiros. Fique sempre de olho na fonte de energia que utiliza com pedais Cachalote - os pedais possuem circuitos que o protegem, mas somente até certo ponto. A utilização de fonte de energia incorreta anula a garantia. Nós fazemos pedais resistentes para durar a vida toda, utilizamos somente componentes de alta qualidade e odiamos a obsolescência programada do século XXI. Porém, todo equipamento eletrônico precisa de cuidados básicos e estamos a disposição para te orientar em qualquer dúvida. Antes de qualquer coisa, mande um e-mail para contato@cachaloteaudio.com - avaliaremos a sua situação e iremos te orientar como prosseguir para o conserto do seu pedal ;) Caso você precise acionar a garantia, em até 90 dias após a compra, nós cobrimos o frete. Após esse período, cobrimos apenas o frete de retorno. Da nossa sede em Brasília para sua casa/endereço. (A Cachalote arca somente com fretes em território nacional brasileiro). A garantia não cobre qualquer avaria ou extravio de produtos que ocorram em trânsito, essa responsabilidade compete à empresa de transporte (Correios). Independente da situação, nós consertaremos qualquer defeito que você tenha no seu pedal Cachalote, apenas não cobrimos os custos caso o defeito não se enquadre na garantia.




Troca ou Devolução


O prazo para troca ou devolução é de 7 (sete) dias corridos a contar a partir da data de recebimento do produto. O produto deverá estar na embalagem original, acompanhado de nota fiscal, manual, todos os acessórios que possuir e sem indícios de uso.





 

Perguntas Frequentes

Qual a fonte adequada para os pedais?


Todos os nossos pedais utilizam uma fonte de alimentação 9vDC de centro negativo com plugue P4 padrão de 2.1mm. O que isso quer dizer? Uma fonte que fornece 9 volts de tensão, corrente contínua (DC) e com o terra no pino central (centro negativo). Nós recomendamos fontes de qualidade feitas especificamente para equipamentos de áudio - nada de fontes genéricas que você compra em qualquer eletrônica. Elas podem fazer o pedal funcionar, mas também podem deixá-los cheio de ruídos inesperados. As melhores fontes são as isoladas. Não recomendamos o uso de Daisy-Chain (a alimentação de diversos pedais a partir de uma única saída da fonte dividida ao longo do cabo). O uso de Daisy-Chain conecta todos os terras e pode gerar um loop de aterramento (Ground Loop) que pode ser fonte de ruído na sua cadeia de sinal. Segue abaixo uma explicação sobre algumas especificações a serem observadas nas fontes para pedais: Corrente de consumo Uma fonte nunca vai oferecer corrente demais, visto que qualquer equipamento só utiliza a corrente necessária para seu funcionamento. As fontes possuem uma capacidade de corrente máxima que pode ser oferecida, mas não uma mínima. Podemos ligar sem problemas um pedal que consome 50mA (miliamperes) em uma fonte que pode fornecer 200mA. O contrário não pode ser feito. Se ligarmos um pedal que consome 400mA em uma fonte que só consegue fornecer 200mA, ela estará operando acima da sua capacidade máxima e pode não funcionar, esquentar, apresentar falhas ou queimar. Tensão A Tensão, popularmente conhecida como “voltagem”, não funciona da mesma maneira que a corrente de consumo. A tensão deve oferecer exatamente o que cada equipamento precisa. Todas as fontes possuem uma tensão de entrada e uma tensão de saída. A tensão de entrada varia normalmente entre 110 e 230 Volts e deve ser exatamente a tensão da tomada no qual o equipamento vai ser ligado. A tensão de saída deve ser exatamente a que o circuito do equipamento pede, no caso dos pedais Cachalote a tensão é de 9V. AC/DC AC significa corrente alternada e DC corrente contínua. A fonte de alimentação pode ter sua saída em AC ou DC e a grande maioria dos pedais funcionam com corrente contínua (DC). Polaridade Os pedais e os adaptadores possuem uma polaridade em relação aos pólos do plug e do jack de alimentação. Os pedais Cachalote usam fonte de centro-negativo - tem o polo negativo no pino do centro do jack de alimentação. Usar uma fonte com polaridade errada danifica seu pedal, muito cuidado! O uso de uma polaridade invertida em um pedal Cachalote invalida sua garantia e os custos de reparo e envio ficam por sua conta.




Pedal de Expressão


Nosso pedais que possuem entrada para pedal de expressão são compatíveis com pedais de expressão passivos com cabo TRS e potenciômetro de 10K linear. Por exemplo: M-audio EX-P, Moog EP-3, Roland EV-5. Esse é o padrão mais comum para pedais de expressão, por isso desenvolvemos nossos pedais dessa forma. Os pedais Cachalote não funcionam com pedais de expressão padrão Line 6 e Fractal, pois eles utilizam cabo TS. Nunca conecte cabos com plugue P10 Mono (TS) nas entradas para Pedal de Expressão. Isso danifica seu pedal e invalida sua garantia!




Dicas para resolução de problemas comuns em pedais de efeito


  • Verifique se os seus pedais estão corretamente ligados, tanto à alimentação de energia quanto aos sinais de entrada e saída de áudio. Todos os nossos pedais utilizam alimentação em corrente contínua DC com centro negativo. As entradas de áudio dos pedais Cachalote são sempre na parte superior do pedal, sendo jacks de entrada sempre do lado direito e jacks de saída do lado esquerdo. Lembre-se, conforme descrito na resposta 2, nunca conecte cabo com plugue P10 Mono (TS) nas entradas para Pedal de Expressão e CV. Isso danifica seu pedal e invalida sua garantia! Esta parece uma dica idiota, mas já vimos muita gente tentando descobrir um problema na pedalboard e era somente um pedal mal conectado.
  • Se você achar que seu pedal está absurdamente ruidoso, verifique sua fonte. Os sintomas de uma fonte ruim ou não isolada podem ser Hiss, Hum e ruídos contínuos. Veja a resposta 1 do FAQ.
  • Se seu pedal não está ligando de jeito nenhum isso pode ser um problema. Verifique se você está usando a fonte de polaridade, tensão e corrente corretas (9vDC de centro negativo nos pedais Cachalote). Um passo final é isolar seu pedal do seu set, com apenas um cabo vindo da guitarra e um indo direto para o amplificador. Tenha certeza de que esses dois cabos estão funcionando perfeitamente. Se seu pedal voltar a funcionar nessa situação você já sabe que o problema está em outro lugar. Caso ele continue inoperante, entre em contato!




Porque os pedais da Cachalote não usam bateria 9v?


Baterias de 9V são como pilhas alcalinas, são péssimas para o meio ambiente, difíceis de serem separadas do lixo. Uma boa fonte DC em um pedal bem projetado vai te oferecer o melhor timbre possível sem ter que se preocupar em trocar baterias.




Posso usar meu pedal Cachalote com uma Tensão diferente (12V, 18V)?


Não, somente use a tensão indicada pelo manual. O uso de uma tensão incorreta pode queimar algum componente interno, estragando seu pedal! Isso caracteriza um mau uso do pedal e invalida sua garantia.




Posso mexer nos trimpots internos?


Os trimpots não devem ser mexidos e possuem uma resina sobre eles para garantir que fiquem na posição ideal. Não mexa nestes trimpots! Caso estes forem alterados a garantia do seu pedal será invalidada.




Vocês divulgam os esquemas dos pedais Cachalote?


Uma das premissas da Cachalote é não fazer clones de outros pedais. Nós passamos infinitas horas fora do Netflix estudando, desenhando e modificando circuitos, montando protoboards e fazendo protótipos. Assim, parte do valor agregado em cada produto é o fato de que ele é único e foi desenvolvido para ser o melhor possível. Se divulgássemos os circuitos completos estaríamos nos desfazendo do valor de todo esse trabalho! Mas ficamos totalmente a disposição para explicar o circuito de maneira esquemática e ajudar entusiastas do faça você mesmo (DIY), porque também somos parte dessa comunidade! Fale conosco para tirar sua dúvida! Ficamos gratos pelo interesse nos circuitos e felizes em contribuir e ensinar o que for possível.




Posso conversar com vocês a respeito de pedais e tirar dúvidas?


É claro! Nós estamos sempre abertos a tirar dúvidas e ajudar você a melhorar seu timbre. Você pode entrar em contato conosco a partir das redes sociais, e-mail, telefone, carta, telegrama ou pombo correio (infelizmente não possuímos aparelho de fax).




Posso dar uma sugestão para vocês a respeito de algum produto?


Deve! Nós estamos totalmente dispostos a ouvir críticas, elogios, ideias absurdas e sugestões.





  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

Brasília / DF